10 coisas que você talvez não saiba sobre De Volta Para o Futuro

Amo, mas amo muito mesmo. Um dos meus filmes preferidos é De Volta para o Futuro, mas nem cabe explicar porque senão daria um post só para isso. E também não sou só eu, o filme é um marco dos anos 80 e agrada tanto as criaturinhas nascidas nessa década quanto outros.

O filme foi um marco, lembrado, assistido, vendido e comentado até hoje e além dos 3 filmes, a trilogia possui também livros, camisetas, canecas e uma gama de produtos consumidos por seus fãs. Cheio de easter eggs e curiosidades interessantes, hoje vamos conhecer 10 curiosidades muito legais dos bastidores do filme!

#1

Eric Stoltz foi escolhido primeiro para fazer o papel de Marty Mcfly, chegando inclusive a gravar por um tempo, porém foi substituído por Michael J. Fox já que os produtores acreditaram que Eric não convenceria no papel de Marty que era ainda um adolescente. O que nos leva a curiosidade 2.

#2

Michael J. Fox, apesar de ter cara de novinho no filme, é apenas dez dias mais novo que Lea Thompson, que faz sua mãe e três anos mais velho que o ator que faz seu pai, Crispin Glover.

#3

 Ainda nesse tema de personagens, Ralph Macchio, o Daniel de Karate Kid, também havia sido cotado para o papel de Marty Mcfly, mas recusou o papel. Sorte nossa porque o Michael é a cara do filme e azar do Ralph que deve se arrepender até hoje. Mas ele não foi o único, o papel de Doc Litgow também foi recusado por John Litgow e o papel acabou ficando com Christopher Lloyd, também para nossa sorte por motivos de perfeição.

#4

Curiosamente, os produtores do filme tinham escolhido um refrigerador para fazer a “máquina do tempo” no filme logo de cara nas primeiras versões do roteiro, mas ficaram com medo que as crianças brincassem de viajar no tempo e terminassem machucadas ou presas.

#5

Falando em cenário, a rua principal do filme foi compartilhada por um outro filme também famoso de 1984, “Gremlins”.

#6

O skate, que é o meio de transporte mais usando por Marty na trilogia, não era um esporte ainda muito popular, conhecido e praticado nos anos 80 quanto é hoje e a produção do filme teve uma ajudinha de Tony Hawk, que anos mais tarde se tornou um dos maiores campeões e figurinha conhecida do esporte.

#7

De volta para o futuro faz muitas homenagens para outros filmes e diretores em sua composição. Stanley Kubrick é homenageado em uma das cenas em que o amplificador do Marty tem um letreiro com CRM 114, as letras são do decodificador que aparece em “Doutor Fantástico” e os números o código de exploração de Júpiter em “2001 – Uma Odisseia no Espaço”. Além disso, podemos ver que o cinema da cidade, no ano de 1955, estão sendo exibidos filmes de Steven Spielberg, que é um dos produtores.

#8

Assim que acabaram as gravações do terceiro filme da trilogia, Michael J. Fox descobriu que tinha a doença do mal de Parkinson mas só revelou para o grande público em 1998.

#9

O ator Crispin Glover, que representou George Mcfly, pai de Marty, foi cortado das continuações porque após o sucesso do primeiro filme, o ator teria exigido um salário muito elevando, maior que o do próprio Michael J. Fox.

#10

O carro DeLorean, que faz o papel de “máquina do tempo” no filme ficou muito famoso, conhecido e querido até os dias de hoje sendo representado em cadernos, camisetas, canecas e outros. DeLorean é um carro bem excêntrico e que tem as portas que abrem para cima e virou um queridinho também de colecionadores. Dizem que a fábrica produziu 9 mil unidades do veículo, porém acredita-se que exista muito mais unidades espalhadas pelo mundo feita pelos fãs.

Enfim, existem muitas outras curiosidades interessantes sobre a trilogia que é, diga-se de passagem, uma obra maravilhosa dos anos 80. A minha única recomendação para finalizar é – se ainda não viu De Volta para o Futuro 1, 2 e 3, por favor VEJA!

Alessandra Ganan

Nasceu e cresceu em São Paulo e hoje é graduada em Letras, Artes Cênicas e Audiovisual, mas quando criança só brincava de ser outras pessoas. Assistiu sua primeira série e filme “de adulto” aos 11 anos e de lá para cá nunca mais parou. Apesar de ariana, é uma pessoa legal.