10 filmes baseados em casos reais recentes

Como uma boa curiosa, resolvi fazer uma pesquisa sobre filmes baseados em fatos reais de casos que ocorreram recentemente. São histórias que aconteceram nos últimos anos (ou nem tanto assim) e  tiveram repercussão com situações para lá de estranhas, ou até mesmo dramáticas e aterrorizantes. O mundo mudou e alguns fatos da história do mundo ficaram para trás, que tal falarmos um pouquinho sobre esses acontecimentos que em tão pouco tempo chamaram a atenção da sétima arte para uma dramatização? VEM GENTE!

Refém (Captive)

Esse é aquele tipo de filme que tu pensa “quando tudo tiver que dar errado, eu ainda quero me surpreender”, e é nessa vibe que o filme segue, quando Ashley Smith (Kate Mara) garçonete, recém-viúva e usuária de drogas, percebe as dificuldades para criar sua filha e acha que pior não pode ficar. Ela acaba conhecendo Brian Nichols, vivido por David Oyelowo, um bandido desesperado e foragido da justiça que pretende conhecer seu filho que acaba de nascer. Em meio ao desespero e fuga, ele acaba sequestrando e mantendo como refém, Ashley, que também se encontra num momento de desespero. Apesar do clima tenso no cativeiro, os dois se aproximam quando Ashley lê um livro gospel e juntos acabam percebendo que podem ter uma segunda chance na vida. O filme estreou em 2015 e sim, foi baseado em uma história real.

Bling Ring – A Gangue de Hollywood

Com rostinhos conhecidos, o filme conta a história de adolescentes mimados de classe média alta, que em meados de 2008 e 2009, tocaram o terror em mansões de ricos e famosos, roubando um montante que ultrapassou a marca dos 3 milhões de dólares. Apesar de parecer mera ficção, essa turminha do mal e completamente sem limites, chegou a invadir e roubar casas de celebridades como Paris Hilton e Megan Fox! O filme teve sua estreia em agosto de 2013, dirigido por Sofia Copolla.

Apenas Uma Chance

Também em 2013, trouxeram para as telas, um drama comovente chamado Apenas uma Chance, que conta a história de um jovem talento britânico, Paul Potts. A película original nominada “One Chance”, retrata a batalha desse jovem sonhador, aspirante a cantor de ópera em busca de realizar seu grande sonho. Ele foi o vencedor  da primeira edição do programa Britain’s Got Talent e o filme teve sua estreia numa apresentação especial no Festival de Cinema em Toronto.

Curumim

O documentário retratando os últimos dia de Marco Archer, estreou em 2016 e vale a pena dar uma conferida, já que se trata de uma história conhecida em todo o terrítório nacional e muito comentada nos últimos anos. Nele podemos acompanhar a história de Marco, mais conhecido nas comunidades do surfe e da asa-delta pelo apelido “Curumim”, que foi o primeiro brasileiro a ser condenado à pena de morte por tráfico de drogas, após ser capturado pela polícia tailandesa em uma ilha nos arredores de Bali, um território indonésio localizado no Oceano Índico. Ele foi preso em 2004 e morto por fuzilamento, na madrugada de 18 de Janeiro de 2015.

Milagres do Paraíso

Conta a história de uma família cristã devotada cuja fé é testada após acompanhar filha de 12 anos sofrendo por uma severa doença digestiva desde os 5, que milagrosamente é curada após sofrer uma queda de uma árvore. A queda de cerca de dez metros de altura trouxe uma reviravolta na família, após um resgate de mais de cinco horas e grandes complicações, a garotinha relata sua experiência de quase morte que por consequência, trouxe sua cura milagrosa. Com rostos conhecidos como: Jennifer Garner (no papel da mãe), Queen Latifah (como Angela) e Martin Henderson (no papel do pai, Kevin Beam), o drama teve sua estreia em 21 de Abril de 2016.

I Am Michael

Esse é um drama americano que conta a história de Michael Glatze, um jornalista e militante da causa LGBT, vivido no cinema por James Franco, que em meados de 2003, em crise existencial e descontente com sua situação, buscou respostas sobre suas dúvidas em diversos tipos de religiões e filosofias, e depois de muitas buscas resolveu se voltar aos estudos bíblicos se converteu, renegou suas práticas homosexuais e em 2007, acabou batizado pela Igreja dos Santos dos Últimos Dias, o drama é cercado de polêmicas e aborda temas atemporais como religião e orientação sexual, o desfecho é curioso. Estreou em janeiro de 2015.

Annabelle

Baseado em um caso ocorrido em meados de 1970, a história de terror trazida às telonas em 2014 não deixa de ser atual, já que brinquedos amaldiçoados, possuídos e assustadores, sempre fizeram e ainda fazem parte não somente do imaginário infantil, como constam na lista de traumas e dramas na vida de vários adultos. No longa, um casal se prepara para a chegada de sua primeira filha e compra para ela uma boneca; quando sua casa é invadida por membros de uma seita, o casal é violentamente atacado e a boneca, Annabelle, se torna recipiente de uma entidade do mal. A história foi baseada na história de uma mãe que deu de presente para sua filha uma boneca, que aparentemente se mexia sozinha e era possuída por um espírito maligno.

O Lobo Atrás da Porta

Esse drama brasileiro retrata a história de um casal cuja filha foi sequestrada. Ao serem interrogados, marido, esposa e amante, acabam revelando uma rede de intrigas, ciúmes, mentiras, amor e vingança. Baseado no caso policial “A Fera da Penha”, o longa retrata para as telonas o fato ocorrido em 1960, quando uma amante foi acusada de sequestrar a filha de seu affair, a história também não deixa de ser atual, pois casos como este, continuam ocorrendo por diversas vezes na nossa sociedade. Com estreia em 2014, o longa tem no elenco Leandra Leal, Fabiula Nascimento e Milhem Cortaz.

Sem Dor, Sem Ganho

Essa é uma história de 1998, publicada pelo Miami New Times, sobre uma gangue de assaltantes. Adaptada para o cinema, a história passou a ter dois fisiculturistas, Mark Wahlberg e Dwayne Johnson, que se envolveram em uma série de extorsões e um sequestro que não deu certo. O longa tem a direção de Michael Bay e a trama de roubos, ganância e crimes mal sucedidos, continua atual e verídica! Vale a pena dar uma conferida, faz um bom tempo em que acompanhei o caso pelo Discovery ID e achei surreal, retratado pelas telonas, ganhou ares de comédia e cenas inusitadas.

Cães de Guerra

Estreou em 2016 e retrata a história de dois amigos: David Packouz (Miles Teller) e Efraim Diveroli (Jonah Hill), os dois vivem em Miami durante a Guerra do Iraque; prestes a ter seu primeiro filho, David esta desesperado por dinheiro e é quando se une a Efraim em um negócio arriscado. Após descobrirem uma iniciativa do governo americano, que permite que pequenas empresas possam participar de licitações de contratos militares nos Estados Unidos, eles começam a vender armas e munições, gerando lucros estratosféricos e atolados na grana acabam se envolvendo numa venda para o exército afegão. É aí que o caldo entorna de vez e todo mundo se afoga num mar de confusão com situações pra lá de surreais e a gente quase não acredita que foi tudo baseado em fatos reais. O filme tem seus momentos de comédia e humor negro.

Snowden – Herói ou Traidor

Também em 2016, tivemos a estreia do filme Snowden, que conta a trajetória de um ex-agente da CIA, Edward Snowden, vivido nas telas pelo ator Joseph Gordon-Levitt, que em 2013 resolveu colocar a boca no trombone e divulgou informações confidenciais e de espionagem da Agência Nacional de Segurança dos EUA. Todo o material divulgado continha não apenas registros telefônicos da população americana, como também de políticos do mundo todo e foi um rebuliço que envolveu a até então Presidente do Brasil, Dilma Roussef. Imaginem o tamanho do babado nos bastidores e cúpulas políticas mundiais. O filme foi uma cinebiografia dirigida por Oliver Stone.

 

Liliane Stoianov

Trintona, psicolouca, pedagoga, ama viajar, tocar piano, compartilhar minha paixão que é o cinema, os devaneios e o que mais vier à cabeça durante as tramas e películas que assisto.