10 séries baseadas em fatos REAIS e HISTÓRICOS.

Browse By

Com o sucesso de American Crime Story e o lançamento de FEUD, como boa curiosa, depois de procurar filmes atuais baseados em fatos reais, decidi pesquisar sobre series que seriam baseadas também em fatos reais e históricos, e não é que me surpreendi? Bora acompanhar minha saga 🙂

Law and Order SVU

Uma das minhas favoritas e que despertou minha curiosidade sobre series baseadas em fatos reais, aqui, podemos acompanhar diversos casos policiais, alguns baseados em fatos conhecidos mundialmente, envolvendo até celebridades e figuras de destaque do meio social mundial. Em 2011, na Temporada 13, Episódio 2, Law and order nos trouxe um episódio baseado no caso Sandusky, nomeado como “Personal Fouls” (“Erros Pessoais”), onde um treinador foi acusado de abuso sexual de crianças, e teve grande repercursão nos EUA, nomeado como Penn State Child Sex Abuse, foi julgado em 2011, quando Sandusky (o treinador) foi indiciado por 52 duas acusações de abuso infantil, apesar dos abusos terem começado por volta da década de 70, ele foi indiciado por casos ocorridos entre 1994 e 2009. Na Temporada 14, episódio 16, “Funny Valentine”, retrataram o incidente onde Cris Brown agrediu Rihanna, o fato teve grande repercursão na mídia, pois ambos são estrelas Pop, o episódio conta a história de uma estrela em ascensão que vivia um relacionamento abusivo com um cantor de Hip Hop.

The Tudors

Baseada na história tumultuada do Rei Henrique VIII, a série retrata os relacionamentos conturbados do Rei com diversas figuras famosas da época. Com sua estréia em 2007, e com o total de 4 temporadas, foi encerrada em 2010, e continua sendo exibida em alguns países, esta disponível na Netflix.

Making a Murderer

A série em forma de documentário, conta a história de Steven Avery, condenado à morte por um crime que não cometeu, com o total de 10 episódios, podemos agonizar, nos revoltar e nos emocionar com essa história onde um homem que passou 18 anos preso e procura por justiça, após ser inocentado, revelando o pior lado do sistema penal dos EUA. Uma série de grande e boa repercursão que vale à pena acompanhar. O documentário foi exibido em 2015.

Medium

A série é baseada na história real de Allison Dubois (na verdade no livro com a história da Medium), uma médium que após uma série de sonhos e ter grande interesse em Direito, resolve ajudar a polícia de sua cidade local, a ajuda acaba sendo mais do que satisfatória, o que a leva a ajudar a promotoria de sua cidade, utilizando suas visões em sonhos nas investigações dos mais diversos tipos de crimes. A série estreou em 2005 e teve seu último episódio exibido em 21 de Janeiro de 2011. Menção honrosa para Patricia Arquette, ela foi brilhante em incorporar a médium, Allisson, e se recusou a emagrecer por pedidos dos produtores, segundo ela, a personsagem era mãe e dona de casa, não seria necessário que ela aparentasse uma estrela o invés de uma mãe comum.

Vikings

Para quem não sabe, a série foi baseada na história do lendário Ragnar Lodbrok, governador da Suécia e da Dinamarca, durante a idade média, retratado como um agricultor escandinavo, ele foi o responsável por realizar incursões pioneiras para a Inglaterra. A série que teve sua estréia em 2 Abril de 2013, e com o total de 4 temporadas, já teve sua 5 temporada confirmada, então vamos aguardar por mais aventuras!

Roma

Nessa série acompanhamos a formação e o desenvolvimento do império romano, com Júlio César à frente de grandes batalhas e até intrigas. Sob a ótica dos legionários, Lúcio Voreno e Tito Pulo, acompanhamos a história desde a morte da república até o nascimento do império. A série teve sua estréia em Agosto de 2008 e seu término em 25 de Março de 2007.

I, Claudius

Essa foi uma minissérie da década de 70, retratando a atmosfera da Roma antiga, e narrada pelo ponto de vista do Imperador Claudius, acompanhamos as mais diversas situações, costumes, crendices populares, política, fraudes e crueldades daquele período, com diversos e celebres personagens que variaram entre Augusto, Tibério e até Calígula, a série teve seu destaque e foi baseada na novela do escritor inglês, Robert Graves, foi eleita como uma das 100 melhores novelas do século XX pela revista TIME.

Spartacus

Baseada na história de Spartacus, uma aclamada figura, que evoluiu de escravo a gladiador, e liderou uma das maiores revoluções da Roma antiga, a série teve sua estréia em janeiro de 2010 e foi encerrada em 2013, contando o final da trajetória desse célebre personagem. Um prato cheio para quem curte história antiga, batalhas, dramas e heróis.

American Horror Story

Sim, pasmem, uma das séries de horror de maior sucesso dos últimos tempos, teve seu pézinho na realidade! Alguns episódios e personagens, foram mesmo baseados em histórias reais. O personagem Tate ( Temporada 1, Murder House, 2011) foi baseado justamente nos assassinos do Massacre de Columbine, episódio fatídico ocorrido dentro de uma escola secundária, em Columbine, Colorado, Estanos Unidos, em 20 de Abril de 1999, onde dois alunos do último ano, assassinaram 12 colegas e um professor. Na série, Tate dá vida a um desses assassinos, mas na série, ele executa os assassinatos sozinho, ele inclusive utiliza uma das falas de um dos reais assassinos, quando questionou uma das alunas, se ela acreditava mesmo em Deus, na série o personsagem de Tate também comete suicídio, assim como os dois assassinos originais. Outro personagem, Twisty (Temporada 4, Freak Show, 2014), vivido pelo ator John Carroll Linch, um palhaço macabro e serial killer que tocava o terror nos arredores da cidade, foi inspirado no serial killer, John Wayne Gacy, querido pelas crianças em Illinois, o palhaço assassino, matou 29 garotos, e foi executado em 1994, por injeção letal…ou seja, nem tudo é só historinha para assustar crianças! Fiquem de olhos abertos, pessoal.

The Crown

Retratando o reinado da Rainha Elizabeth II, a série nos brinda com a ascenção da jovem rainha, que em meados de1950, aos 25 anos, recebeu o título de rainha, após a trágica e inesperada morte de seu pai, o Rei George VI. Com dramas e interferências em seu casamento, o drama também foca nas intrigas, romances e relações da realeza. A série estreou em novembro de 2016, e é original da Netflix.

Liliane Stoianov
Colaborador | Também do autor.

Trintona, psicolouca, pedagoga, ama viajar, tocar piano, compartilhar minha paixão que é o cinema, os devaneios e o que mais vier à cabeça durante as tramas e películas que assisto.

>