”13 Reasons Why” é uma série necessária para os dias de hoje.

Browse By

13 Reasons Why é baseada no livro Os 13 Porquês de Jay Asher. Um livro que mexeu muito comigo quando li devido à maturidade que abordou assuntos tão delicados ao mesmo tempo em que contava uma história cheia de suspense e até mesmo criativa. Na trama, Hannah Baker é uma garota comum, cheia de vontades e receios, assim como qualquer adolescente. Só que ela cometeu suicídio e antes disso gravou várias fitas cassetes contando os 13 motivos que a levaram a tal ato. Essas gravações foram mandadas para todo mundo que esteve envolvido de alguma forma na vida de Hannah e eles tem que repassa-las para assim todos terem noção (e conviverem!) do que suas atitudes foram capazes.

Captando com muita fidelidade a essência da trama literária, mesmo com algumas adições para dar mais intensidade, a história vai alternando entre o passado e o presente, nos pontos de vista de Hannah e Clay (um dos envolvidos), seguindo cada episódio com um novo fato que abalou as estruturas da garota e galera… a produção da Netflix arrebentou demais.  Com um elenco de jovens talentosos e uma história instigante, 13 Reasons Why é uma série muito difícil de largar. Hannah é uma personagem muito interessante, interpretada muito bem pela atriz Katherine Langford, e nos afeiçoamos a sua figura logo de cara; como disse, ela é uma garota comum e é muito triste ver como sua vida foi desmoronando e a falta de um ombro amigo a transformou completamente. Com um desenvolvimento que mantém a tensão e atiça nossa curiosidade, fica também uma grande reflexão e é muito bom saber que estamos diante de um produto que ao mesmo tempo que diverte por causa do suspense em torno de suas motivações, nos faz pensar muito nas atitudes que tivemos ao longo da vida. Lágrimas serão inevitáveis em alguns momentos, até mesmo para quem já sabe de tudo por conta do livro. Ver aquela garota gente boa se tornando uma pessoa triste dá um aperto no coração 🙁

Hannah poderia ser qualquer um de nós, assim como Clay (Dylan Minette de O Homem nas Trevas) ou qualquer um dos envolvidos, e essa proximidade com a realidade que o mundo está passando, em uma geração que adora expor a si próprio e aos outros, é o grande mérito da série. É ótimo mostrar para as pessoas, digo isso de forma ampla e independente de idade, que a depressão é uma coisa seríssima e que as atitudes das pessoas ao redor influenciam muito em como alguém vai lidar com tudo isso. 13 Reasons Why é uma produção necessária para os dias de hoje, principalmente por falar sobre o suicídio e suas consequências, de uma maneira que desperta não só a curiosidade em um sentido ‘’passatempo’’, mas que ao longo de seus treze episódios nos faz entender melhor o que é a depressão, como ela surge e também o que podemos fazer para ajudar.

13 Reasons Why é uma série com um tema pesado e mostra questões como bullying, estupro e sexualidade com uma abordagem extremamente realista e admirável, ou seja, merece muito a sua atenção. Ao mesmo tempo em que você vai se deparar com um suspense muito bem produzida, há também um drama comovente e com uma grande responsabilidade social. Não tenho dúvidas do sucesso que ela vai fazer e espero que todos que a assistam tenham seus corações e mentes tocados pela história de Hannah, afinal, como eu falei, ela poderia ser eu, você, seu vizinho ou a moça que sentou do seu lado no ônibus, deixando no final de tudo uma lição muito forte e que tem a capacidade de mudar a cabeça de muita gente. Obrigado Netflix, vocês arrasaram!

Victor Piacenti
Editor Chefe | | Também do autor.

Um cara fanático por Stephen King, que sente um prazer imenso ao ver uma cidade sendo destruída na tela do cinema. Além de ser sagitariano, não sabe andar de bicicleta, é viciado em coxinha e acredita (até demais!) em ETs.

>