Browse By

Animações que ficaram na memória

Animações foram propostas inicialmente para serem assistidas por crianças. As primeiras animações norte-americanas foram produzidas por volta de 1920 como personagens queridos até hoje por todos os públicos, como o Gato Félix, Mickey Mouse Coelho Osvaldo, Pernalonga e Pato Donald.

Poucas décadas mais tarde, a nossa querida Walt Disney Studios começou a adaptar antigas histórias de livros infantis para os cinemas, dando início à era Disney, tendo como primeiro longa animado lançado, Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio e Fantasia. Como o ditado popular diz, todo adulto tem uma criança interior e no caso das animações não é diferente.  Podemos contar nos dedos (ou quase isso) os adultos que não gostam delas, e sinceramente, são tantas boas, que é difícil não gostar.

São inúmeras as que ultrapassaram gerações e se tornaram ícones do cinema. Da antiga Pixar, agora fazendo parte do universo da Disney, até as últimas animações de estúdios como Dreamworks, Illumination e Fox, o mundo (e nós é claro) as ama e é por esse motivo que resolvemos fazer uma lista com as animações que marcaram gerações.

Procurando Nemo

Procurando Nemo é um dos filmes mais divertidos e emocionantes já lançados pela parceria entre Pixar e Disney. A animação é tão fofa que encantou crianças, adolescentes e adultos lá em 2004 e se tornou um dos maiores longas animados da história. A espera por uma continuação do filme foi tão grande, que os adultos (que na época de lançamento adolescentes ou crianças) ficaram enlouquecidos quando a sequência  Procurando Dory foi anunciada, sendo lançada 13 anos depois e se tornando a animação de maior arrecadação da história nos Estados Unidos.

Em Procurando Nemo, o peixinho mais fofo do oceano, que dá nome ao filme, acaba se perdendo do pai e é procurado por tudo o oceano por Marlin, um peixe-palhaço e pai dedicado e a esquecida, mas carismática, Dory. São tantas aventuras e personagens legais e engraçados que é difícil selecionar um favorito

O Rei Leão

Uma animação que tem o vilão mais icônico e cruel de todo o universo da Disney e também a maior evolução de um personagem principal, não poderia estar de fora da lista. Eu a vi quando era muito pequeno e nunca esqueci de nenhuma cena. Ela é tão marcante, que todos os personagens ficaram mundialmente conhecidos, Simba, Mufasa, Scar, Timão, Pumba e por aí vai. São tantas as cenas marcantes, como aquela que faz crianças e adultos chorarem até hoje e envolve Scar e Mufasa, que eu particularmente estou chorando só de lembrar. O Rei Leão com certeza marcou a vida de muitas crianças na época e qualquer um que assista também irá adorá-lo, chorar e se emocionar durante o filme.

O Rei Leão narra a evolução do leão Simba, que fica órfão quando pequeno e tem que crescer e amadurecer para se tornar o novo Rei da África. Para isso, conta com a ajuda de Timão e Puma que ajudam a cria-lo e a enfrentar o tio cruel Scar.

Vida de Inseto

Já vi tantas vezes esse filme que até perdi a conta. Vida de Inseto é o segundo longa animado produzido pela Pixar e mostra a rotina de um formigueiro que é escravizado por um gafanhoto chamado Hopper. Flick, a formiga frustrada sai em busca de ajuda e acaba encontrando uma trupe de circo curiosa, composta de vários insetos muito engraçados, como Rose, Slim, Francis e a aloprada larga Chucrute, e olha… o filme é MUITO, mas MUITO divertido.

Lançado lá em 1998, a animação está quase completando 20 anos e parece que foi lançada ontem. Sendo sucesso na época, é difícil encontrar algum adulto hoje em dia que não seja apaixonado pelo filme e pelas peripécias de Flick.

Shrek 2

Eu não sou o maior fã dessa saga, mas é inegável o sucesso que Shrek foi e é entre todos os públicos de todas as idades. O segundo longa da saga do ogro mais gentil do cinema foi com certeza o que marcou e fez mais sucesso ente todos os filmes, introduzindo personagens como O Gato de Botas, que mais tarde ganharia um filme solo derivado.

Shrek 2 é uma sequência que mostra como anda o relacionamento entre Shrek e Fiona e como a família dela está lidando com isso. Ao serem chamados para um jantar na casa do rei e da rainha de Tão, Tão Distante, os ogros são surpreendidos por presentes nada agradáveis.

Toy Story

A primeira animação produzida pelos estúdios Pixar não poderia estar de fora dessa lista. Toy Story é um clássico infantil e ganhou posteriormente 3 continuações, sendo que o quarto filme estreará em meados de 2019. A história dos bonecos conquistou o coração de crianças e adultos no mundo inteiro em 1995 e 15 anos depois Toy Story 3 repetiu o fato, consolidando a saga como a maior saga de animação de todos os tempos.

Quem aí não lembra da hora em que Andy saia do quarto e os bonecos todos ganhavam vida e saiam por aí aprontando poucas e boas? Woody, Buzz, Rex e Senhor Cabeça de Batata estão sem dúvidas na memória de todo adulto que assistiu o filme na década retrasada.

chihiro

E não foram só animações hollywoodianas que marcaram. A Viagem de Chihiro foi lançado em 2001 pelos estúdios Ghibli e se tornou um tremendo sucesso, sendo a animação não norte-americana mais conhecida no mundo todo.

O longa narra a história de Chihiro, uma garotinha de 10 anos mimada que fica irritada ao saber que os pais irão se mudar. No caminho para a casa nova, a família acaba se perdendo e indo parar em uma cidade sem nenhum habitante, onde Chihiro vai enfrentar muitas dificuldades e monstros além da imaginação.

O Estranho Mundo de Jack

Animações fofas e divertidas são legais, mas vocês já ouviram falar de O Estranho Mundo de Jack? Se não ouviram ou ainda não viram o filme, VEJAM! É um dos desenhos em stop-motion mais criativos já feitos e é considerado por muitos um clássico, não somente entre as animações, mas no geral também.

Com um tom obscuro típico do amado e idolatrado Tim Burton, o longa animado conta a história de Jack Skellington, um esqueleto mais conhecido como Rei Das Abóboras. O enredo todo se passa na cidade nomeada “Cidade do Halloween” que é habitada pelas criaturas mais horrendas e estranhas que o cinema animado já viu. Eu AMO esse filme e todos que gostam de obras com um tom mais “dark” tem obrigação de vê-lo.

Beauty-Beast

Não há dúvidas que uma das princesas mais conhecidas e queridas da Disney se chama Bela, né? O desenho além de ter sido um imenso sucesso, ainda traz uma lição de moral que viria futuramente ser mostrado em vários outros filmes: a beleza que importa é a interior.

Bela foi a primeira princesa da Disney a ir aos cinemas com um cunho social. O filme ficou guardado na memória de todos, e tem uma cena, onde a protagonista e a Fera dançam valsa que, convenhamos, é linda demais. A Bela e a Fera vai ganhar uma adaptação em live action em 2017 e já podemos esperar outro grande hit.

Frozen

Let it goooo, let it goooooo. Gente, quem não lembra dessa música certamente não estava presente na Terra em 2013. A música tocou em todos os lugares e ficou meses entre as mais tocadas em todo o planeta. Os nomes Anna e Elsa também não te devem ser estranhos, e nem Olaf, certo? Além disso tudo, surgiram várias teorias meio doidas envolvendo o filme Frozen.

Sendo a animação de maior bilheteria da história, Frozen virou uma febre inimaginável. Onde você ia, tinha bonecas, adesivos, objetos e todos os tipos de coisa que você pode imaginar com estampas do longa. Não bastasse isso, a princesa Elsa se tornou um ícone feminista por ser uma rainha independente e que, segundo ela mesma, não precisa de um marido para governar um reino.

Frozen conta a história de Elsa, que nasceu com o poder de controlar e criar o gelo e Anna, duas irmãs que perderam os pais quando pequenas e cresceram cheias de responsabilidades e deveres. Quando Elsa está prestes a assumir o trono de Arendelle, algo inesperado acontece trazendo vários problemas que elas só conseguirão resolver juntas.

Mulan

Tá aí uma personagem que é amada por todo mundo. Mulan vem como a primeira princesa forte e destemida da Disney, arriscando a própria vida para salvar a do pai e a nação. O longa se passa na dinastia Han, na China antiga. Além disso, foi a primeira princesa a fugir dos padrões da Disney e trazer uma personagem asiática como protagonista.

O filme ficou marcado na memória de muita gente lá na década de 90 e é amado e idolatrado até os dias de hoje. Disney, se você estiver lendo este artigo, saiba que nós esperamos um filme em live action da Mulan, ok?


Eder


 

Edervan Baldin
Colaborador | | Também do autor.

Amante de ficção científica e filmes de super heróis. É fominha por seriados e ainda está esperando receber a cartinha para Hogwarts ou aparecer um guarda roupa que leve à entrada para Nárnia.

>