Grandes Fracassos do Cinema

Um assunto que deixa qualquer estúdio de cabelos em pé é o fracasso de um filme. Alguns deles investem centenas de milhões de dólares no orçamento de um longa e às vezes se decepcionam com uma bilheteria pífia e muito aquém do esperado. Os fracassos são tão grandes de vez em quando, que os estúdios levam prejuízos equivalentes ao custo do filme. É difícil explicar o motivo para esses insucessos ocorrerem, mas olha, a crítica consegue influenciar muito e determinar se um filme vai ser uma bomba ou um tremendo hit. Também temos o famoso boca-a-boca e não podemos esquecer daqueles filmes que a gente já vê o trailer e já pensa: hmmm, esse filme vai ser uma m****…

Especialistas na área dizem que para que um filme de alto orçamento traga lucros para os estúdios, é preciso que ele arrecade mais ou menos o dobro do seu custo de produção. Isso porque, além desta despesa, tem os gastos com marketing e pagamento do elenco, que muitas vezes é altíssimo. Enfim, trouxemos uma lista com 10 GRANDES FRACASSOS DO CINEMA, que deram muito prejuízo para os seus produtores e que convenhamos, alguns tiveram lá os seus motivos para tal. VEMGENTE!

Deuses do Egito

O filme “épico” sobre a mitologia egípcia tinha tudo pra ser uma obra muito legal e divertida e ser um grande sucesso. Mas aí começaram a sair os trailers e o visual extremamente carnavalesco, junto de efeitos especiais de segunda mão e um elenco pouco atrativo, espantaram o público dos cinemas. O filme foi até o segundo semestre de 2016, o maior fracasso do ano.

John Carter

Nossa, eu ainda não entendi o porquê de esse filme ter sido um fracasso. Juro! Eu gosto tanto dele que já vi umas cinco vezes. Acredito que a explicação mais plausível seja que, o filme foi lançado logo após o maior sucesso da história: Avatar. Querendo ou não, os dois tem uma temática muito parecida e tiveram as mesmas promessas no lançamento. Um elenco pouco conhecido e um quê de Sessão da Tarde poderiam também ter influenciado na bomba que o longa foi pros estúdios Disney. O rombo foi de 122 milhões, uma gorjeta, né non?

Poseidon

Tá aí um filme bem desnecessário. Nunca entendi direito a história dele, não sei se foi feito pra tentar ser um novo Titanic ou se foi só um tiro errado mesmo. Tem uns artistas bem legais no filme, tipo Fergie e Kurt Russel, mas não foi suficiente pra evitar o “big bomb” que foi.

O Destino de Júpiter

Duas estrelas conhecidíssimas e consideradas ícones dessa nova geração poderiam salvar um filme do seu inevitável fracasso? A resposta é: NÃO! O longa estrelado por Channing Tatum e Mila Kunis, Dirigido pelas irmãs Wachowski foi uma BOMBA e tem uma trama confusa e mal desenvolvida. As irmãs dirigiram também a trilogia Matrix, o que gerou muita especulação a respeito, mas O Destino de Júpiter já vinha com a promessa de ser um desastre antes mesmo do lançamento 🙁

wallup.net

Vou resumir esse filme a um nome: Johnny Depp. A expectativa era altíssima, o famoso intérprete de Jack Sparrow vinha de uma leva de filmes de sucesso e a Walt Disney apostou muito neste longa. O custo de produção foi elevadíssimo, além do custo de marketing e elenco. O resultado foi um prejuízo de mais de 100 milhões de dólares. É, Disney, não é sempre que você acerta.

Quarteto Fantástico

O filme mais polêmico de 2015 veio com uma expectativa a altura. O público estava apreensivo para saber se o diretor, Josh Trank, conseguiria dar vida ao quarteto mais famoso do mundo da maneira certa. E não conseguiu.  O longa-metragem foi um desastre de crítica, de público e o prejuízo para a Fox foi bem alto.

47-ronin-17

47 Ronin é aquele tipo de filme que você sabe que vai ser um tremendo fracasso logo lendo a sinopse. O grande públicotem receio de longas com essa temática, e realmente, investir quase 200 milhões de dólares em um filme não considerado um blockbuster e ainda não divulga-lo foi um grande tiro no pé. A recepção por parte da crítica foi desastrosa e o filme teve um prejuízo que nem o pior dos pessimistas preveria.

Cowboys & Aliens

Nossa, misturar Cowboys e Aliens num filme e investir pesado nele é realmente é esperar demais do público. Com uma história desinteressante e um elenco que não se entrosa, o longa é muito ruim e a reação do público mostrou isso. O filme foi um gigantesco fracasso para a Universal, e convenhamos, teve seus motivos.

O Lobisomen

Eu lembro que na época do lançamento, gerou um burburinho enorme. A história protagonizada por Benicio Del Toro sobre um homem que sofre ao se transformar em lobisomem teve investimento bastante considerável se levarmos em consideração a temática. Normalmente filmes com esse assunto tendem a ter uma bilheteria bem razoável e investir 150 milhões, bem, um pouco arriscado, né? Aí veio a arrendação baixíssima e O Lobisomem é considerado um dos maiores fracassos da história da Universal.

maxresdefault

Numa época em que Will Smith estava no topo de todas as bilheterias com lançamentos como Independence Day, esperar que um longa com a proposta de As Loucas Aventuras de James West fosse um sucesso não era um sonho distante. Se considerarmos os 220 milhões que ele arrecadou, não foi lá esse fracasso. Mas aí você coloca um orçamento de quase 200 milhões e tchanammm! Tá aí um dos maiores insucessos dos anos 90. Até hoje o filme é lembrado como algo desastroso e um fiasco na carreira do ator.


Edervan Baldin

Amante de ficção científica e filmes de super heróis. É fominha por seriados e ainda está esperando receber a cartinha para Hogwarts ou aparecer um guarda roupa que leve à entrada para Nárnia.