”Here and Now” – Primeiras Impressões

Ganhador do Oscar em 2000 pelo roteiro de Beleza Americana e também conhecido como o criador de séries como True Blood e a cultuada Six Feet UnderAlan Ball está de volta ao papel principal atrás das câmeras da nova série da HBO, Here and Now. A história se concentra em uma família que consiste nos também oscarizados Holly Hunter Tim Robbins no papel dos pais de quatro filhos bem diversos. Três deles são adotados, uma somaliana, um vietnamita e um colombiano, todos já adultos; e a única filha biológica é a caçula, de 17 anos. A história começa no aniversário de 60 anos do pai e vai mostrando em paralelo o dia de cada membro da família culminando na festa à noite.

É uma família bem moderna, e o primeiro episódio, “Eleven Eleven”, faz questão de deixar isso claro. Temas como drogas recreativas e sexualidade são pauta de conversas entre os filhos e os pais com a mesma naturalidade com que o roteiro mostra até mesmo um tema bem mais espinhoso. A mensagem é tão evidente que faz parecer que a introdução da temporada tenta seguir uma cartilha, como se marcasse em uma checklist os temas abordados. Fica a impressão de que talvez pudessem ter guardado munição pra usar nos episódios seguintes, já que os personagens e os diálogos são bons o bastante pra instigar o espectador.

Mas o que instiga mesmo é o gancho pro segundo episódio. Já sabemos desde o começo que vamos acompanhar um drama familiar com um toque sobrenatural (ou não). Esse elemento misterioso é inserido no núcleo de personagens de um modo que beira o sensacionalismo, mas ao mesmo tempo parece coeso e joga uma luz diferente no que poderia parecer uma história comum.

Aquele tema espinhoso certamente vai voltar e deve dar o que falar tanto dentro da história quanto aqui fora. Além disso, podemos esperar discussões interessantes envolvendo o pai, um professor universitário de filosofia que enfrenta uma depressão severa, e um dos filhos, que é o centro do elemento sobrenatural (ou não). Com algumas atuações bem carismáticas, como a de Holly Hunter, a série já começa prometendo polêmica e temas potencialmente profundos. Talvez até esteja prometendo demais, mas faz isso batendo no peito.

Here and Now estreia dia 11 de fevereiro, à meia-noite (de domingo para segunda-feira), no canal HBO.

 

 

Lucas Mendes Kater

Tradutor, revisor e redator, ocasionalmente se infiltra no audiovisual pra tirar um troco. Formado em Letras e pós-graduando em Escrita Criativa, com ênfase em ficção pra ver se aprende a mentir. Também diz que é músico, mas só toca uns rock feio, sujo e errado.

>