Moana – Um Mar de Aventuras (Crítica)

Browse By

Sabe quando um filme consegue entrar dentro de você e te trazer pensamentos e sensações boas, reafirmando como o cinema consegue sim ter a missão de agregar conhecimento e novas perspectivas? Foi exatamente o que senti enquanto assistia Moana. Retratando uma cultura razoavelmente desconhecida da galera, a Disney acertou mais uma vez e conseguiu me fazer sair da sala não só me sentindo criança novamente, mas também com uma sensação de leveza e esperança que é cada vez mais difícil de sentir nos dias de hoje.

moana-2

Na trama, Moana é uma jovem princesa que mora em uma pequena ilha junto de sua família. Seu pai a treina desde criança para um dia governar o local, porém a garota tem como sonho desbravar o mar, algo que ela sente uma enorme atração e afinidade mas é sempre impedida de seguir. Até que um belo dia o seu vilarejo começa a passar por problemas, que tem muito a ver com uma antiga lenda local e caberá a garota não só viver o que sempre sonhou, mas também salvar todos que ali vivem e descobrir um mundo cheio de magia, aventuras e mistérios que ela jamais imaginou.

moana-3

Com uma história lotada de aventura, Moana é uma reafirmação de como a Casa do Mickey consegue captar e transmitir sentimentos, atiçando não só a curiosidade de adultos e crianças, mas também nossos corações. Acho muito legal quando um desenho consegue humanizar seus personagens e através da fantasia levantar lições que servem para qualquer idade e geração, eternizando na memória e nos fazendo lembrar com bastante carinho de tudo o que foi apresentado.

moana-5

A missão de Moana nos mostra o quão longe podemos ir se acreditarmos no nosso potencial e é interessante ver uma princesa destemida e corajosa mas que ao mesmo tempo tem suas incertezas e medos, apesar de toda a  fantasia em torno de seu destino, ela não é muito diferente de mim ou de você. Acho legal mostrar isso para a criançada, afinal, é sempre bom ter algo em que elas possam se espelhar e nesse quesito Moana dá um show de humanidade, seus dilemas são palpáveis e sua lição pode moldar a criançada de uma maneira tão otimista que chega a ser lindo de pensar.

Os personagens são bem desenhados e super carismáticos que é claro, estão auxiliados por canções divertidas que dão o tom emotivo e descontrído ao filme. How Far I’ll Go é a bonitinha da vez e ganhou uma versão brasileira bem adaptada que  além de nos encantar daquela maneira que já sabemos que a Disney faz muito bem, reforça o sonho da protagonista e toda a moral da história. Isso sem falar no visual colorido que salta os olhos e todos os elementos mágicos da trama, que estão sempre presentes e elevam ainda mais todas as qualidades que Moana tem.

moana

Não importa se você é grande ou pequeno, Moana – Um Mar de Aventuras é um filme que nos ganha não só por ter uma história empolgante e encantadora, mas também por acender aquela luz sonhadora que todos nós temos e nos incentivando a ir além, mostrando que podemos sim realizar os nossos sonhos e fazer a diferença mesmo em situações que achamos não ser capazes. Ela nos mostra isso da maneira mais mágica possível e reforça o quão gostoso é sair do cinema com o coração leve e um sorriso no rosto, resultado de uma verdadeira sessão de descarrego que a Disney é mestre em fazer. Nós e as futuras gerações só temos a agradecer por isso, Moana não é só um mar de aventuras, mas também uma verdadeira lição de superação, coragem e mais do que qualquer coisa: saber quem você é.

5 estrelas

Victor Piacenti
Editor Chefe | | Também do autor.

Um cara fanático por Stephen King, que sente um prazer imenso ao ver uma cidade sendo destruída na tela do cinema. Além de ser sagitariano, não sabe andar de bicicleta, é viciado em coxinha e acredita (até demais!) em ETs.

>