Browse By

Vamos falar sobre JOGOS?

Se tem algo que acho incrível no cinema, é a possibilidade de trazer outras áreas e criar filmes maravilhosos (ou não) baseados nelas, como é o caso dos games. Alguns nos fazem achar que realmente estamos durante uma partida, outros fazem apenas referências ou até mesmo contam a história por trás deles. O fato é que ultimamente tem se investido muito em filmes desse tipo, seja voltado pro lado da comédia, ação ou até mesmo do romance, não é de hoje que vemos esse gênero nas telas dos cinemas, então vem com a gente relembrar alguns filmes que tem o mundo dos jogos como plano de fundo 🙂

ouija

Vamos começar com um sub-gênero que apesar de bastante clichê, eu adoro: jogos de tabuleiro. Ouija – O Jogo dos Espíritos, não é o que podemos chamar de terror mas acaba rendendo bons sustos durante o filme. Protagonizado por Olivia Cooke (Bates Motel), conta a história de um grupo de jovens que tentam entrar em contato com uma falecida amiga que cometeu suicídio e ninguém sabe por qual motivo. É o primeiro filme do diretor Stiles White, que já trabalhou na produção de grandes clássicos como “O Sexto Sentido” de 1999.

Saindo um pouco do lado sombrio dos jogos de tabuleiro, nos deparamos com Zathura – Uma Aventura Espacial. Tudo começa quando os irmãos Walter (Josh Hutcherson) e Danny (Jonah Bobo) decidem brincar com um jogo que acharam no porão, até então tudo estava bem, até sua casa começar a ser atingida por meteoritos e eles perceberem que estavam no meio do espaço. Juntos, eles terão que superar as brigas entre eles e acabar com os Zorgons, uma especie de criatura alienígena. O elenco também conta com a presença de Dax Shepard (Parenthood) e Kristen Stewart (A Saga Crepúsculo).

jumanji

Enfim, chegamos em um clássico dos cinemas: Jumanji. O filme de 1995 é baseado no livro do mesmo nome e tenho certeza que todo mundo já assistiu ou ouviu falar. Alan Parrish (o eterno Robin Williams), encontra um baú enterrado ha mais de 100 anos e dentro dele ha um jogo chamado Jumanji. Junto de sua amiga Sarah Whittle (Bonnie Hunt) eles decidem jogar, e logo na primeira rodada, Alan acaba sendo penalizado a ficar preso em uma floresta até que alguém tirasse cinco ou oito na soma dos dados. Sarah foi a próxima, e acabou sento atacada por morcegos. Assustada, a menina vai embora sem terminar o jogo e Alan acaba ficando preso de vez. 26 anos depois, outras crianças começam a jogar, libertando Alan da floresta. Ao decorrer das jogadas, muitas coisas vão acontecendo como criaturas selvagens invadindo a cidade e plantas assassinas. Alan, que agora era um homem, precisava encontrar sua velha amiga para que juntos terminem o jogo e tudo volte a ser como era antes. No elenco também temos a maravilhosa Kirsten Dunst (Trilogia Homem-Aranha).

nerve

Nerve – Um Jogo Sem Regras. Vee DeMarco (Emma Roberts) é uma garota comum que resolve se inscrever no “Nerve”, um tipo de jogo de desafios comandado por usuários online que podem decidir se vão apenas observar e influenciar no que os participantes devem fazer ou se eles mesmo serão desafiados em troca de fama e dinheiro. Vee acaba conhecendo Ian (Dave Franco) e juntos passam por diversas situações constrangedoras, até que eles se veem presos no jogo que fica cada vez mais barra pesada. Ah, você pode conferir nossa crítica  dele clicando aqui 🙂

jogos-mortais

Vamos falar a verdade, quem nunca teve medo de Jogos Mortais? Por isso mesmo, o filme é uma ótima sugestão. A trama mostra dois homens que acordam acorrentados pelos pés em um banheiro totalmente sujo. Eles não fazem a menor ideia de onde estão, tudo o que sabem é que ha um corpo coberto por sangue com um revolver e um gravador nas mãos. Logo depois de ouvir a gravação, eles descobrem que foram raptados por um serial killer conhecido por Jigsaw e que eles precisam arrumar uma forma de sair dali antes que sejam pegos pelas armadilhas mortais que o assassino lhes prendeu.

scott-pilgrim-contra-o-mundo

Scott Pilgrim Contra o Mundo, é sem dúvida um dos meus favoritos. Integrante de uma banda de rock, Scott Pilgrim (Michael Cera) acaba conhecendo a misteriosa Ramona V. Flowers (Mary Elizabeth Winstead) e logo de cara se apaixona por ela. Mas para o jovem conseguir conquistar essa garota, ele terá que passar por cima dos sete ex namorados malvados dela. O filme na verdade é baseado nas revistas em quadrinhos do mesmo título, porém tem uma estrutura toda voltada para o mundo dos games. O elenco ainda conta com grandes atores como Chris Evans (Capitão América: Guerra Civil), Anna Kendrick (A Escolha Perfeita), Brie Larson (O Quarto de Jack) e Brandon Routh (Superman – O Retorno).

tron

Tron – O Legado, é a continuação do filme Tron de 1982. Kevin Flynn (Jeff Bridges), é um bilionário dono de uma empresa de softwares chamada Encom. Sam Flynn (Garrett Hedlund) é filho de Kevin, e quando criança sempre ouviu os planos de seu pai para o futuro. Misteriosamente, seu pai some trazendo grandes mudança para a empresa. Vinte anos se passaram e Sam que atualmente luta contra a própria empresa do pai, descobre pistas de onde ele possa estar. Ele acaba entrando num mundo virtual que só o seu pai conhecia.

jogos-vorazes

Jogos Vorazes é sem dúvida uma das minhas franquias favoritas. Tudo acontece após a extinção do continente norte-americano. Uma nova nação conhecida por Panem surge e no centro dela encontra-se a “Capital” rodeada por doze distritos. Anualmente, a capital escolhe um garoto e uma garota (de onze a dezoito anos) de cada distrito, os chamados “tributos” para participar dos Jogos Vorazes, uma espécie de reality show transmitido para toda Panem. Os jogos são obrigatórios e os participantes são selecionados por meio de um sorteio. O objetivo é que os tributos lutem entre si e que no final haja apenas um vencedor(a). O filme tem um elenco de peso composto por Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida), Josh Hutcherson (Ponte para Terabítia), Liam Hensworth (Os Mercenários 2) e Elizabeth Banks (Love & Mercy).

detona-ralph

Definitivamente não poderia faltar uma animação nessa lista e não tem filme melhor para representar do que Detona Ralph. Dos estúdios Walt Disney, Ralph é o vilão do jogo “Conserta Felix”, cansado de ver os herois sendo premiados por salvar o jogo, Ralph sai da sua plataforma em busca de mostrar que os vilões também podem ser premiados. Ele fica preso em outro jogo onde conhece a adorável Vanellope Von Schweetz, uma garotinha excluída dos outros personagens por ter falhas em seu sistema. Ele então embarca numa aventura com o intuito de ajudar a pequena Vanellope a mostrar que ela também pode vencer o jogo dela. Juntos, eles precisarão combater o exercito do Rei Doce que não vai deixar Vanellope vencer tão fácil.

pixels

Pixels com certeza  envolve todo o universo dos games, nesse caso, os de arcade. Após os humanos enviarem um arquivo com imagens de jogos de fliperama ao espaço, na intenção de achar outras formas de vidas, uma raça alienígena encontra e acredita ser uma ameaça, declarando então guerra a civilização humana com monstros inspirados nos personagens dos jogos. Logo surge um esquadrão de vencedores de jogos de fliperama formado por Adam Sandler (Click), Peter Dinklage (Game of Thrones), Josh Gad (Padrinhos LTDA) e Michelle Monaghan (Deixa Rolar) prontos para salvar o planeta terra.

Lucas Danilo
Colaborador | | Também do autor.

Gostaria de passar mais tempo assistindo séries, mas preciso fingir que tenho uma vida além das paredes do meu quarto. Natural de Recife e aspirante a publicitário, tento colocar na cabeça dos meus amigos (e na minha) que minha vida é muito mais que um episódio de How I Met Your Mother.

>