Vamos falar sobre Premonição?

Browse By

Premonição é uma franquia de terror famosa e querida pela galera, mesmo que você não goste, vamos combinar que ela é no mínimo bem divertida, não é mesmo? Com momentos marcantes e até mesmo desesperadores, boa parte de sua fama vem de suas mortes mirabolantes e cenas super realistas de acidentes, que não são só o pontapé inicial da história, mas também banhadas com muito sangue, caos, gritaria e tudo que é preciso para deixar o espectador alucinado. Isso sem falar na história envolvente que deu um novo fôlego para os filmes de terror no começo dos anos 2000 e também originou cinco filmes ao longo destes anos, lucrando milhões em bilheterias e se firmando como uma das franquias de terror mais poderosas da atualidade.

Acredito que todo mundo já viu pelo menos um dos filmes da série e se deparou em algum momento da vida com algo que remeta às suas cenas; muitas delas viraram clássicas no gênero e causaram certo trauma na galera mundo a fora, afinal, tem como andar em uma montanha russa ou ver uma máquina de bronzeamento sem lembrar daquele povo agonizando? Graças a Premonição, ações simples como ir ao dentista, fazer uma rápida cirurgia no olho, ANDAR DE ELEVADOR ou até mesmo avistar um daqueles caminhões que transportam toras de madeira na estrada, se tornaram o terror da nossa imaginação. Marcando a franquia justamente por isso, o medo vem de situações comuns do nosso cotidiano e o assassino é ninguém menos do que a própria morte… algo no qual não somos capazes de fugir.

Relembrando os filmes.

 

premonicao

Lançado em 2000, o primeiro filme da franquia conta a história de Alex, um garoto que está indo para Paris em uma excursão com a galera da escola. O que parecia ser uma ótima oportunidade para reunir a galera, se torna um verdadeiro inferno quando ele tem uma premonição que culmina na explosão do avião e na morte de todos ali dentro. Fazendo o maior barraco ele consegue sair do local com alguns céticos seguidores, porém, é quando sua visão se concretiza e todos acham que estão a salvo que o verdadeiro terror começa. ADOROOOOOOO!

Premonição marcou uma geração e mostrou uma história nova no gênero. Com uma trama criativa, mortes bem elaboradas e cenas tensas, não há dúvidas de que entrou para a história do terror moderno e conquistou fãs de todas as idades.

premonicao-2

Lançado em 2002, dessa vez acompanhamos Kimberly, que vai pegar a estrada e viajar com seus amigos. Eis que um acidente regado a cabeças arrancadas, gente esmagada, queimada e carros capotando, impede que ela chegue ao seu destino. Claro que tudo não passa de uma premonição e ela descobrirá muito em breve que o terror terá um novo significado na sua vida.

Premonição 2 teve bastante ligação com o primeiro filme, mostrando que vários personagens estavam envolvidos de alguma forma com a trama anterior. Ele também inseriu novos elementos na mitologia da trama, como o fato de que ‘’uma nova vida’’ pode quebrar o plano da morte e assim, possivelmente salvar todos que estão em sua lista.

premonicao-3

Lançado em 2006, a taxada de louca dessa vez se chama Wendy e sua premonição ocorre exatamente quando sua turminha da escola vai andar em uma montanha russa. Claro que ela consegue sair de lá antes que o acidente ocorra e também salvar algumas pobres almas, que ainda não sabem que um destino muito pior está só esperando.

Há quem discorde, mas Premonição 3 é considerado por muitos como a melhor sequência da franquia e nele havia um esquema onde a dica das mortes vinham através das fotos que Wendy tirou da galera. Não acrescentou quase nada na mitologia da série, mas causou traumas irreparáveis e momentos bem divertidos. Ah, também foi o responsável por enfiar na nossa cabeça a musiquinha ”roller coaster… of looooove…”

premonicao-4

Lançado em 2009, dessa vez o acidente ocorre durante uma corrida de carros. Nick é o responsável por dar um destino muito pior para todos aqueles que acreditaram em sua palavra e saíram com ele antes da tragédia que assolou o local.

Eu (e muita gente na verdade) realmente ignoro a existência de Premonição 4, com uma história lotada de cenas toscas, mortes ridículas e um roteiro babaca, parece que aqui todo o suspense e caos foi deixado de lado, sendo com certeza absoluta o pior da franquia e ironicamente o que mais lucrou, graças aos seus efeitos 3D. Ao meu ver, vale pela cena da escada rolante e do lava rápido, só.

premonicao-5

Lançado em 2011, o mais recente filme da franquia acompanha Sam, que está saindo de viagem com a empresa no qual trabalha, mas um acidente em uma ponte durante o trajeto, muda a vida de seus envolvidos para sempre.

Premonição 5 tem como um grande mérito a reviravolta em seu final e também o fato de inserir um novo elemento em sua mitologia, o de ser possível trabalhar ao lado da morte para se ver livre de seu destino. Depois da quarta parte, era difícil ter fé nesta aqui, mas o resultado foi bem satisfatório, com cenas tensas, mortes cabulosas e sendo considerado um dos melhores filmes para se assistir em 3D.


Curiosidades sobre a franquia.

– Você sabia que o filme na verdade era para ser um episódio da série Arquivo X? O episódio se chamaria “Flight 180”, mas os produtores gostaram tanto da ideia que resolveram transforma-la em filme. MELHOR IDEIA, NÃO?

– Devon Sawa, o protagonista do primeiro filme, também estaria vivo na sequência, mas não aceitou retornar por conta do cachê. A consequência foi a sua morte…. no roteiro, claro.

– O personagem Tim, de Premonição 2, deveria ter 7 anos de idade, mas a produtora achou que seria muito bizarro para quem assistir, ver um  garotinho sendo esmagado por uma placa de vidro.

– A atriz Mary Elizabeth Winstead fez testes para ser a protagonista de Premonição 2, não passou, mas acabou ficando com o papel de Wendy, em Premonição 3.

Ali Larter, que interpreta Clear Rivers nos dois primeiros filmes,  ficaria com sua personagem viva até o final. Só que por problemas no contrato, teve que morrer. Uns fofos, né?

– Os roteiristas queriam que o acidente de Premonição 5 acontecesse num parque aquático. Não que uma ponte seja menos pior, mas ufa… ainda bem que trocaram.

– Se contar as mortes ocorridas nos acidentes de cada filme, 506 mortes ocorreram em toda a franquia.

– Durante as filmagens da cena da montanha russa em Premonição 3, deu um pau no brinquedo o carro parou na metade do caminho e ficou assim durante 30 minutos.

– O responsável por transportar o roteiro do primeiro filme, folheando as páginas, notou que o vôo no qual estava, tinha o mesmo número que o da história. Ele disse que rezou durante todo o percurso para chegar são e salvo em seu destino.

– As mortes mais comuns são por esmagamento com 10, incineração com 8 e empalamento e decapitação, empatadas com 7. CADÊ PREMONIÇÃO 6 PARA O DESEMPATE?

– Todos os filmes fazem alguma referência ao número 180.

– O terceiro e o quarto filme estão empatados, ambos com 10 mortes.

– Juntos, os cinco filmes arrecadaram US$665,080,639.


Mas calma aí, ainda não acabou.
Vamos relembrar algumas mortes?

 

 

O computador explosivo em Premonição.

BENZA DEUS, que aflição dessa cena. Se houvesse um prêmio por tomar todas as atitudes erradas possíveis, Srta Lewton ganharia disparadamente. A cena é agoniante e muitas coisas acontecem até sua morte de fato ocorrer. Não vou negar, amo.

A escada no olho em Premonição 2.

Outra cena agoniante onde muitas coisas acontecem até o personagem de fato morrer, qualquer coisa ali podia matar o danado e só nos restou testemunhar como isso realmente aconteceria. RIP EVAN.

O cano atravessado na cabeça em Premonição 2.

Essa é uma das que eu mais gosto, os roteiristas se superaram na criatividade e entregaram essa pérola, que na verdade é um combo 2 por 1 <3

A placa de vidro assassina em Premonição 2.

E a gente aqui só achando que ele ia morrer sufocado na cadeira do dentista, kkkk

A decapitação no elevador em Premonição 2.

Com essa cena nós aprendemos a NUNCA, em hipótese alguma, sob nenhuma circunstância, sair correndo do elevador caso seu cabelo enrosque em alguma coisa. Valeu, Nora!

A máquina de bronzeamento em Premonição 3.

Essa com certeza é a mais lembrada de toda a franquia. Eu realmente não sei como os roteiristas pensaram na coisa toda, mas foi genial, não é mesmo?

A máquina de pregos em Premonição 3.

Quantos pregos foram atirados na cabeça da menina? Eu contei 14, e vocês?

A cirurgia no olho em Premonição 5.

Eu morro de aflição em tudo que envolva olhos e essa cena só confirmou que eu prefiro ficar míope pro resto da vida do que ter que me submeter a uma cirurgia para corrigir. Valeu, Premonição 5!

A morte no treino em Premonição 5.

Essa para mim é uma das melhores, novamente acontecem muitas coisas que poderiam acabar com a vida da guria e quando isso ocorre é da forma mais trágica possível. Tensão, sangue e aflição, tudo o que é necessário para tornar uma cena inesquecível.


Lembra de mais alguma coisa legal? Fala aí pra gente nos comentários 🙂


Victor Piacenti
Editor Chefe | | Também do autor.

Um cara fanático por Stephen King, que sente um prazer imenso ao ver uma cidade sendo destruída na tela do cinema. Além de ser sagitariano, não sabe andar de bicicleta, é viciado em coxinha e acredita (até demais!) em ETs.

>