Browse By

Vamos falar sobre PSICOPATAS?

Um dos subgêneros mais amados do cinema e que tem os maiores sucessos dentre os filmes de terror, é o que aborda os tão temidos psicopatas. Tem tantos filmes sobre assunto que na verdade só um punhado deles acaba se salvando do fadado fracasso. Pra começar esta matéria, vamos fazer algumas definições sobre o que torna um psicopata, o que irá explicar um pouco o motivo das escolhas abaixo:

Para que um psicopata seja considerado como tal, ele deve ter algumas características básicas, como frieza, falta de empatia, egocentrismo, deve ser extremamente manipulativo, tem a capacidade de fingir emoções, são mentirosos compulsivos e numa minoria expressiva, eles sentem prazer na dor alheia. Considerando essas características, escolhemos 10 grandes psicopatas do cinema e olha, se juntar todos eles aí dá pra exterminar um país.

norman-bates

Talvez este seja o psicopata mais famoso da história do cinema. Norman Bates é um homem com complexo de édipo e bipolaridade, além é claro de ser um psicopata. O filme protagonizado por ele é um dos maiores clássicos do cinema, e o filme, dirigido por Alfred Hitchcock, ganhou várias sequências (não tão interessantes) e atualmente possui uma série, chamada Bates Motel (vejam, ela é sensacional!).

hannibal-lecter

O canibal mais famoso do cinema, este é Hannibal Lecter. O personagem interpretado por Anthony Hopkins marcou de uma maneira que quando pensamos em psicopatas e serial killers, uma das primeiras pessoas que vem a nossa cabeça é ele. O filme O Silêncio dos Inocentes foi lançado em 1991 e se tornou um massivo sucesso. Ah, tem também uma série derivada do personagem e já falamos dela aqui.

vincent-house-of-wax

Eu aposto que vocês não imaginavam que os irmãos danadinhos de A Casa de Cera estariam nessa lista, mas estão! Levando em conta a frieza de Vincent e a forma crua e despreocupada com que ele mata (e transforma em cera) as pessoas não poderia deixar de estar nessa lista. Pois é gente, nunca entrem numa cidade abandonada com um museu de cera, nunca se sabe o que pode estar nela.

patrick-bateman

Um dos psicopatas mais carismáticos do cinema, Patrick Bateman foi interpretado pelo icônico e oscarizado Christian Bale. O personagem é tão controverso que ele é ao mesmo tempo um psicopata frio e assassino que mata mulheres desprotegidas e um empresário carismático e bem sucedido que encanta a todo mundo a sua volta. É brincadeira ou não é?

annie-wilkes

Aqui está uma das minhas psicopatas favoritas. Annie Wilkes é aquele tipo de personagem que você começa a assistir pensando: ownt e quando percebe, ela já virou o filme de ponta-cabeça, está segurando um machado, deixando pessoas passarem fome e quebrando pernas. Se vocês ainda não viram Louca Obsessão, VEJAM! O filme é baseado em um livro do Stephen King e vale MUITO a pena.

esther

‘Oiiiin que fofinha essa menina, todo mundo trata ela mal, coitadinha.’ Ahn, não, pera. Essa foi a reação de todo mundo assistindo A Órfã. Quando acontece o plot twist e todo mundo descobre que a menina inocente na verdade é uma senhora assassina de sangre frio, a sociedade tremeu e ficou estarrecida, sem reação. Foi uma das reviravoltas mais criativas que já vimos em filmes de suspense e a nossa Estherzinha ficou guardada no coração.

kevin

Talvez da lista toda, Kevin seja o psicopata mais bem trabalhado. Acompanhamos seu crescimento, sem desenvolvimento e conseguimos notar como é a infância e adolescência de um psicopata. Vou falar a verdade, eu sou fascinado por este assunto, e quando vi Precisamos Falar sobre o Kevin, fiquei boquiaberto com o desenvolvimento que deram pro personagem. Este é um dos meus favoritos, com certeza.

catherine-tramell

A única psicopata femme fatale da lista é Catherine Tramell, interpretada por ninguém menos que Sharon Stone. A personagem é uma escritora fria e calculista que faz de tudo pra conseguir o que quer, usando seu charme (e que charme, ufa) pra conquistar seus objetivos. O filme ganhou uma sequência quase 15 anos depois, mas que acabou não chegando nem perto do Instinto Selvagem original.

john-doe

John Doe é o psicopata mais criativo do cinema. Nos deu uma baita dor de cabeça tentando adivinhar quem era e acompanhamos as descobertas de mais e mais corpos relacionados aos sete pecados capitais. De todos os psicopatas da lista, Doe é com certeza o que causou o maior nó na cabeça de quem assistia e o final do filme Seven deixou todos sem estruturas.

alex-delarge

Um dos primeiros psicopatas do cinema, Alex Delarge, de Laranja Mecânica era um ser movido a caos. O cara estuprou, matou, espancou, fez uma arruaceira na cidade e ainda virou um ícone pop e cult do cinema. O personagem é considerado por muitos um dos mais marcantes na história do cinema, e não é pra menos, né gente, Malcolm McDowell é fod**.

Edervan Baldin
Colaborador | | Também do autor.

Amante de ficção científica e filmes de super heróis. É fominha por seriados e ainda está esperando receber a cartinha para Hogwarts ou aparecer um guarda roupa que leve à entrada para Nárnia.

>