Vamos falar sobre REMAKES?

Remakes deveriam ser objetivos de estudo. Um dos tópicos mais polêmicos discutido entre cinéfilos do mundo todo, as novas versões de filmes clássicos e de grande sucesso geram fervor. Há os que amem e há os que odeiem.

Muitos confundem remake com reboot, comecemos então fazendo uma distinção entre os dois. O primeiro, como a própria tradução literal diz, é o ato de refazer um filme que fez sucesso antigamente, já o segundo é um reinicio, seja de uma franquia ou apenas de um filme, como é o caso dos filmes do Homem Aranha.

Quando paramos para analisar, o sucesso e o fracasso de um remake dependem quase diretamente da expectativa que ele gera, da campanha de marketing e do “boca-a-boca” que o longa-metragem causa quando estreia. Separamos cinco exemplos de remakes que deram certo e cinco que deram errado. Explicaremos os prováveis motivos que levaram ao resultado e o porquê de o filme ser considerado como tal. Vem cá 🙂


OS QUE DERAM CERTO

 

 

O Massacre da Serra Elétrica Elétrica (2003)

O Massacre da Serra Elétrica pode ser considerado um dos primeiros remakes, senão o primeiro, feito por Hollywood. Lá em 2003, o filme foi um sucesso enorme de bilheteria, deixando públicos arrepiados e pessoas histéricas de medo do temido Leatherface. O filme original de 1974 também havia sido um sucesso na época se tornando um dos clássicos do terror. O massacre causado pelo vilão virou um dos filmes mais comentados em épocas diferentes e são lembrados até hoje como grandes sucessos.

A prova de que essa nova versão foi um sucesso, foi a arrecadação de 107 milhões de dólares que ele teve com um custo de ”míseros” 9 milhões.

The-Texas-Chainsaw-Massacre-2003-stills-the-texas-chainsaw-massacre-series-3278045-1400-929-720x477

Karatê Kid (2010)

Quando falamos em remake, imaginamos vários filmes de terror ou contos de fadas, mas não é só disso que vive o cinema. A refilmagem de Karatê Kid foi lançado em 2010 e foi um estrondoso sucesso de crítica e bilheteria, arrecadando mais de 350 milhões de dólares.

O filme alavancou o filho de Will Smith, Jaden Smith, na carreira de ator e é protagonizado também por Jackie Chan. A refilmagem de Karatê Kid conta a história de Dre Parker (Jaden Smith) que se muda para a China com a mãe e passa a enfrentar vários desafios, como cultura, idioma e crianças barra pesada.

karate-kid-2010-great-wall-training-jaden-smith-dre-jackie-chan-han

O Chamado (2002)

Assim como O Massacre da Serra Elétrica, O Chamado foi um dos primeiros remakes feitos por Hollywood. O diferente neste filme é que ele é uma refilmagem de um filme japonês chamado “Ringu”, que é tão assustador quanto o americano.

O Chamado é estrelado pela nossa musa Naomi Watts e teve uma continuação que não teve o mesmo sucesso que o primeiro. O filme conta a história de Rachel, que encontra uma fita amaldiçoada e a partir daí, a vida dela e do filho se tornam um pesadelo. O longa foi um sucesso enorme de bilheteria, custando 48 milhões e arrecadando mais de 259 milhões.

download

Godzilla (2014)

Este longa na verdade é um remake do remake (risos), já que ele é uma refilmagem do filme de 1998 estrelado por Matt Broderick, que por sua vez, foi readaptado de vários filmes japoneses. Godzilla conta a história de um monstro colossal que surge do oceano no meio de plena Nova Iorque, causando destruição e caos inimaginável.

O filme pode ser considerado um sucesso porque teve uma bilheteria de 529 milhões de dólares para um custo total de 160 milhões e a crítica especializada aprovou o filme majoritariamente. Podemos considerar três fatores que o levaram ao sucesso: o elenco encabeçado por nomes como Bryan Cranston (que havia saído recentemente da famosa e premiada Breaking Bad), Elizabeth Olsen e Aaron Johnson (quase uma referência a Vingadores rs), ótimos efeitos especiais e também pelo foco que a película dá nas relações humanas ao invés de centrar-se somente no monstrão.

godzilla-2014-full-monster-570x294

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

Johnny Depp, o queridinho de Hollywood estrelou o remake de 2005 de A Fantástica Fábrica de Chocolate. Eu particularmente AMO o filme, acho sensacional e é um dos meus filmes preferidos. O longa-metragem mistura elementos fantasiosos enquanto acompanha Charlie (Freddie Highmore), Veruca, Mike e Augustus enquanto fazem um tour pela famosa Fábrica de Chocolate de Willy Wonka.

Fantástica Fábrica de Chocolate arrecadou 475 milhões pra um orçamento de 150 e se tornou um grande sucesso, ganhando uma massa enorme de fãs.

charlie-and-the-chocolate-factory-candy-room

OS QUE DERAM ERRADO

 

Carrie – A Estranha (2013)

A expectativa para o remake de Carrie era altíssima em 2013. Contando com atores como Ansel Elgort, Julienne Moore e Chloe Moretz como a personagem título, o filme tinha tudo para ser um sucesso, mas acabou decepcionando.

Todo o clima de terror e o medo que tínhamos da Carrie do filme original de 1976 foi deixada de lado para dar um tom mais juvenil e colegial, e o resultado não poderia ter sido diferente. O filme foi escrachado pela crítica e arrecadou ‘’apenas’’ 85 milhões de dólares.

Carrie-2013-3

Poltergeist – O Fenômeno (2015)

O original é um dos maiores clássicos de terror da história do cinema. O remake? Mal é lembrado. O enredo é fraco, o excesso da utilização de efeitos especiais é desnecessária e você mal nota a presença de certos personagens no longa.

O filme terminou sua jornada com arrecadação de 95 milhões e críticas extremamente negativas.

polterwife-e1441288395523

O Vingador do Futuro (2012)

O que falar desse filme que mal conheço e não considero nem um pouco? O Vingador do Futuro é um dos piores remakes já feitos. Com atuações pífias, cenas desnecessárias, agilidade que certas vezes incomoda e um roteiro tão ruim que dói, o filme é estrelado por Colin Farrell e Kate Beckinsale e olha… nem sei muito o que falar.

O remake não poderia ter se saído pior, com um custo de 125 milhões e somou bilheteria mundial de 198 milhões, além de claro receber críticas negativas massivas do público e dos especialistas.

O-Vingador-do-Futuro

Conan – O Bárbaro (2011)

E esse filme? Ah, esse filme é um estrago por si só. O remake do filme com o mesmo nome de 1982 é péssimo. Quando o vi, não acreditei que estava assistindo a tudo aquilo. O original já não é um dos melhores, mas acabou se tornando um clássicos para os amantes de cinema, mas o remake é um dos longas mais dispensáveis que Hollywood já produziu.

O filme é tão ruim, mas tão ruim, que custou 90 milhões e arrecadou apenas 45 milhões ao redor do mundo.

conan-barbaro-2011-filme

Robocop (2014)

Um filme dirigido pelo José Padilha (aquele mesmo, o diretor de Tropa de Elite) que despontou em Hollywood pode ser considerado um fracasso? Isso é muito subjetivo. Dentre todos os filmes da lista, este é o menor dos fracassos. Teve uma bilheteria de 242 milhões e custou 100.

O que levou o filme que conta a história do policial robotizado a ser considerado um fracasso? Devido ao hype imenso que ele teve na época do lançamento, esperava-se um sucesso muito mais estrondoso do que foi, o que acabou sendo uma decepção, tanto para os fãs do filme, quanto para o estúdio. Vai entender…

Joel Kinnaman in MGM/Columbia Pictures' ROBOCOP.

 


Edervan Baldin

Amante de ficção científica e filmes de super heróis. É fominha por seriados e ainda está esperando receber a cartinha para Hogwarts ou aparecer um guarda roupa que leve à entrada para Nárnia.